segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Refletindo sobre a Hipertensão

           CONCEITO:

             Hipertensão é uma doença devido à alterações vasculares , caracterizada por aumento na Pressão Arterial Sistêmica( PAS = ou > 140 por 90mmhg) quando o cliente não está fazendo uso de medicação anti-hipertensiva, e que tem graves repercussões sistêmicas , especialmente cardiovasculares, e constituindo-se em grave problema de saúde pública.

CAUSAS:
             As causasa da HSA dependem inicialmente de ser primária ou secundária. As hipertensões secundárias são menos comuns e se relacionam principalmente ao uso de anticoncepcionais, alterações renovasculares e hiperaldosteroidismo, e mais raramente, a fenocromocitoma. Enquanto as hipertensões primárias representam mais de 95% dos casos, e tem causas desconhecidas, podendo estarem relacionadas à hereditariedade e a fatores ambientais, tais conmo hormônios, obesidade, tabagiamo, etilismo.
        
MECANISMOS:

            Os mecanismos envolvidos na gênese da hipertensão arterial são dinâmicas e resultam em favorecimento ao aumento da resistência vascular periférica, com consequente aumento da pressão necessária a perfusão, por dificultar a vasodilataçãoe/ou vasoconstricção: ação direta dos vasos sanguíneos quer seja através do endotélio (produtor de várias substâncias vasoativas: óxido nítrico, prostaglandinas e vasopresina) quer  seja diretamente na musculatura lisa dos vasos. Ação sobre a reabsorção de sódio e água, com consequente aumento do volume plasmático, e repercussão sanguínea. A retenção de água e sódio está na dependência, particularmente, dos efeitos do sistema renina-angitensina-aldosterona.

            A obesidade contribui na gênese da hipertensão por mecanismos metabólicos, alterando o funcionamento dos sistemas de retenção de sódio e a vasoconstricção.

Síntese da discurssão do grupo em 05 de Novembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário